
Gramado
Gramado é puro encanto. Um pedacinho da Europa em pleno Rio Grande do Sul. O charme das ruas floridas, repletas de hortênsias; os detalhes da arquitetura bávara nos telhados com franjas; os deliciosos chocolates, cafés coloniais e fondues; sem contar com o que a mãe natureza oferece. Tudo conspira a favor de momentos inesquecíveis seja em família, com as crianças ou em clima de romance. Além disso, a cidade parece ter sido especialmente talhada para acolher turistas. É hospitaleira, limpíssima e está sempre vestida em trajes adequados à ocasião. Tem figurinos especiais para o Natal Luz, para a Páscoa, para o Festival do Cinema ou simplesmente para o "inverno".

Segundo o site do Ministério do Turismo, Gramado é a cidade brasileira mais procurada como destino turístico de inverno. Mas, o interessante é que no início não era assim. A cidade começou a ser frequentada por moradores de Porto Alegre que subiam a serra no forte do verão para fugir do calor. Mais interessante ainda é descobrir que a cidade não foi fundada por alemães e italianos, como parece, mas por portugueses. Os açorianos chegaram por aquelas "bandas" com seu gado, no século XVII. A região em torno da avenida Borges de Medeiros começou a se urbanizar. Foi, então, que os alemães e italianos tomaram conta do pedaço. Os açorianos se foram, mas deixaram como herança a beleza do caminho das hortênsias. Dali para frente, a vila de colonos adotou o estilo enxaimel na sua arquitetura, a prefeitura assinou embaixo e para deleite dos visitantes, a cidade que parece cenográfica, magnetiza a todos.
Um dos pontos mais visitados do centro é a Igreja de São Pedro. Foi feita em 1942, em pedra basáltica e ostenta uma torre de mais de 40 metros de altura. Fica na avenida Borges de Medeiros, 2659.
A Igreja de São Pedro é um dos tesouros da Serra Gaúcha.
Praticamente ao lado da igreja fica o Palácio dos Festivais. Ponto alto da cidade durante o Festival de Cinema. É lá que os filmes são exibidos e as celebridades atraem a atenção de todos. Durante as festividades de final de ano os ingressos para as atrações do Natal Luz fazem o Palácio dos Festivais borbulhar de turistas.
Av. Borges de Medeiros, 2697. Telefone: (54) 3286.1058.
